ComparTrilhando – TRILHA CULTURAL NA UFSC

23/11/2022 11:54

Você conhece o ComparTrilhando?

O ComparTrilhando é uma iniciativa de trilha cultural proposta pelo Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da SecARtE/UFSC para a comunidade interna e externa à UFSC.

Essa atividade visa ampliar os horizontes das tradicionais atividades físicas propostas pelo “mercado” do fitness. A trilha artística da UFSC vai além das tradicionais caminhadas aeróbicas, quando há ganho de saúde apenas através de atividades aeróbicas*. A trilha artística, portanto, enquadra-se nos parâmetros corporais de saúde biológica, como uma atividade aeróbica mas que vai além na compreensão da saúde porque também possibilita interagir com a natureza, as pessoas em seus fluxos no campus da UFSC e, sobretudo, com as obras de arte espalhadas pelo campus; propondo, dessa forma, um conceito ampliado de saúde e vida e de Educação Estética, algo significativo à condição humana contemporânea.

*Atividades aeróbicas, segundo a conceituação técnica da Educação Física, são atividades de longa duração (acima de 15 minutos) realizadas de forma continua que envolvam grandes grupamentos musculares e que tenham uma certa continuidade. Geralmente são atividades como nadar, andar de bicicleta, correr, caminhar, remar, dançar.

A atividade ocorreu durante a SEPEX, nos dias 09, 10 e 11 de novembro e a ideia é que a iniciativa ganhe novas datas futuramente.