UFSC implementa projeto para recuperação de sede dos volantes
Por decisão da Controladoria Geral da União, a Universidade Federal de Santa Catarina foi chamada a recuperar uma área que estava cedida para a Associação da Associação Atlética dos Servidores da UFSC, AASUFSC, desde há décadas. A associação, nascida em 1964, poucos anos depois da fundação da Universidade, tinha sob seu controle um espaço de 3.800 metros quadrados, com prédios e cancha de futebol. Conforme relatório da CGU este espaço nunca foi devidamente regularizado e, por conta disso, a decisão do órgão foi de que a UFSC passasse a gerir a área.
Esse assunto se arrastou por vários anos e por fim todas as instalações da Associação dos Volantes foram fechadas, incluindo aí o restaurante que funcionava no salão de festas e a academia de ginástica. Agora, na nova gestão da UFSC, o Departamento de Esportes, Cultura e Lazer da Secarte/UFSC está começando um trabalho de levantamento da área visando a sua revitalização. A intenção é usar o espaço para atividades esportivas, culturais e de lazer. Todo esse trabalho está sendo feito em parceria com a direção da Associação, pois o entendimento é de que como foi a partir desta organização dos trabalhadores que o espaço se constituiu por mais de 50 anos, e é mais do que justo que eles participem do processo.
Os primeiros passos do trabalho são de reconhecimento dos espaços, observação do estado dos prédios e dos equipamentos, reparos e manutenção. Depois disso, haverá a discussão coletiva sobre os uso que se fará dos prédios e da cancha de futebol.
Além disso, por iniciativa do professor Paulo Capela, diretor do DECL, está sendo feito também um trabalho de recuperação da memória da Associação Atlética dos Servidores da UFSC, a AASUFSC, mais conhecida como Volantes. “A gente sabe que ao longo dos anos as diversas administrações fizeram uso político da associação, mas isso não invalida o fato de que ela sempre reuniu muitos trabalhadores e que eles construíram uma história no esporte e no lazer. Essa história precisa ser preservada”. Por conta disso, estão sendo feitos vídeos-depoimentos para eternizar a história e também deverá ser constituído um memorial com fotos e outras lembranças de quase meio século de atuação.
O primeiro vídeo foi gravado com o trabalhador Benhil Beccare, um dos fundadores da associação. Naquele começo dos anos 1960, eram nove motoristas na UFSC e foram eles os que deram início a associação dos Volantes, mais tarde chamada de Associação Atlética dos Servidores da UFSC.
Seguindo o trabalho do Departamento de Esportes, Cultura e Lazer, da Secarte/UFSC, apresentamos a entrevista com o presidente da Associação Atlética dos Servidores da UFSC, em 1972, Édio Silva. A intenção do DECL é garantir que a memória das atividades e da história da AASUFSC seja preservada uma vez que ocupam espaço na universidade há mais de 50 anos.
Na tarefa de preservar a memória do trabalho da Associação dos Servidores da UFSC, apresentamos a entrevista com o diretor Dirivan do Nascimento Santos, que fala sobre os cuidados que esta direção tem com o patrimônio e a necessidade de a UFSC manter alguns espaços para os associados.
O atual presidente da Associação dos Servidores da UFSC, Alex Martins, fala sobre a importância da AASUFSC para os trabalhadores da Universidade e a esperança que tem nessa nova gestão da UFSC para que a entidade seja parceira nas decisões sobre o patrimônio.
O foco dessa notícia é fazer com que mais pessoas tenham o conhecimento sobre a Associação Atlética dos Servidores da UFSC (AAUFSC) e do espaço que possuem e dispõe para realizações de atividades, afim de reestabelecer as atividades que antes eram desenvolvidas no espaço e tornar não só a os representes, docentes e discentes da universidade, mas também a comunidade em torno da UFSC, cada vez mais próxima e integrada ao espaço dos Volantes.