Time de futebol de campo da UFSC é campeão brasileiro universitário de 2023
Depois de quase um semestre de preparação para a disputa de mais uma edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), o time de futebol de campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi até Curitiba, nos dias 21 a 28 de maio, para sua terceira participação na competição desde 2017, quando a equipe foi retomada pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e do Futsal (NUPEDEFF) e saiu campeão da 67ª edição da competição.
A trajetória campeã começou na última segunda-feira (22), quando o time da UFSC estreou com vitória sobre a equipe da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pelo placar de 2 a 0, com gols de Caique Cavalcante e Guilherme Godoy. O segundo jogo foi contra a equipe da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) da Bahia, onde a UFSC empatou pelo placar de 1 a 1, com gol de Vandrigo. O terceiro jogo foi um duelo do começo ao fim contra a equipe da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde a equipe catarinense ganhou pelo placar de 1 a 0 com gol de Rodrigo.
Já nas semifinais, o time da UFSC enfrentou a equipe do Centro Universo, de Goiânia, onde empatou por 0 a 0, levando a disputa para os pênaltis. Nas penalidades a UFSC conquistou a classificação para a final por 5 a 3. Já na grande final, o time da UFSC enfrentou a UniAteneu, do Ceará, e fez um duelo muito duro, onde abriu o placar no fim do primeiro tempo e se manteve à frente até o último minuto de jogo, quando levou o gol de empate e decidiu o título em mais um disputa de pênaltis.
Nas penalidades, a equipe da UFSC abriu a disputa com gol de João Matos e chegou a ficar atrás da contagem e ver o título escapar quando desperdiçou a quarta cobrança. Mas com uma defesa do goleiro Luiz Felipe na quinta cobrança que daria o título a UniAteneu, a UFSC igualou o placar, aproveitou as outras cobranças e levou a taça pelo placar de 5 a 4.
Para representação da universidade, a delegação foi composta por 23 pessoas incluindo jogadores e comissão técnica. Dentre a comissão técnica estavam o coordenador do projeto, Juliano Fernandes, o bolsista Pedro Passos que atua como preparador físico do time, o bolsista Miguel Fagundes que é o atual treinador da equipe e também o suporte do bolsista de fisioterapia, Adrian Sartor.

Goleiro Luiz Felipe defende quarta cobrança de pênalti da equipe do UniAteneu e ajuda UFSC a conquistar título inédito do JUB’s
Contando com a UFSC, 13 equipes participaram da competição, sendo elas a UFMA-MA, a FTC-BA, UFS-SE, a UniAteneu-CE, a Universidade da Amazônia (UNAMA-PA), a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS-PR), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade Evangélica de Goiás (Unievangélica) e a Universidade Paulista (UNIP).
Agora a atual campeã do JUB’s volta para a capital catarinense com a taça na mala e segue em preparação para a disputa da 66ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses, que acontecerá em Joaçaba, dos dias 18 à 23 de julho.