UFSC sedia atividades da sétima edição do projeto InterPeriferias, neste fim de semana

13/07/2023 11:24

A partir desta sexta, 14 de julho, ao dia 19 de julho, vai acontecer em Florianópolis, Santa Catarina mais uma edição do InterPeriferias – Futebol. O evento marca a realização do II Encontro Internacional sobre Esporte, Cultura e Formação: Interperiferias do futebol, o X Intercâmbio Internacional Esportivo, Artístico e Cultural Interperiferias do Futebol e o III Festival Internacional de Práticas Corporais do Mercosul. O evento é organizado pelo Instituto Superior de Educacion Fisica da Universidad de La Republica Uruguay (UDELAR), pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel) e pelo Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Universidade Federal de Santa Catarina (DECL/SECARTE/UFSC).

Com o principal objetivo de promover a sociabilidade e a reflexão sobre questões sociais, culturais e esportivas relacionadas ao futebol profissional e comunitário, o evento busca tematizar o esporte, a cultura e a formação através de atividades científicas e culturais como mesa-redonda, lançamentos de livros, reuniões interinstitucionais entre grupos de pesquisa, oficinas de práticas corporais, festivais de futebol e atividades culturais e artísticas.

Os participantes deste intercâmbio esportivo e cultural são jogadores de futebol amador veteranos, que têm interesse na prática do futebol como formação esportiva e cultural, com a intenção de ampliar as possibilidades de jogar e refletir sobre o futebol enquanto um fenômeno mais amplo.

A programação do evento começa no dia 14 de julho com a chegada da delegação uruguaia a Pelotas, no Rio Grande do Sul, e visita a Escola Superior de Educação Física (ESEF/EFPel/RS) às 14 horas. Às 19 horas será realizado um encontro de futebol com jantar musical, no clube brilhante e às 23 horas a delegação parte em direção a Florianópolis.

No dia 16, das 10 às 17 horas acontece o Festival InterPeriferias do Futebol, com a apresentação do III Festival Internacional de Práticas Corporais do Mercosul e jogos entre os times, SER Campinas/CampecheInterPeriferias PelotasSanta Cruz/Ribeirão da IlhaInterPeriferias UruguaiBangu/Rio Tavares e InterPeriferias Florianópolis.

A programação completa do evento e as inscrições para cada atividade, podem ser conferidas e feitas através do Manual de abertura do projeto InterPeriferias pelo link InterPeriferias_2023.

Sobre o InterPeriferias

O projeto Interperiferias do Futebol, desenvolvido pela ESEF/Universidade Federal de Pelotas/RS em pareceria com o Clube Brilhante, realiza ações de extensão e pesquisa universitária que buscam articular diferentes dimensões formativas em torno do esporte (futebol), da arte, do lazer e do turismo, tendo como público-alvo atletas e jogadores veteranos de futebol (nas categorias VT40 e VT50 anos ou mais), além de pesquisadores e estudantes de diversas áreas do conhecimento, artistas, agentes comunitários, entre outros, interessados em temáticas relacionadas ao futebol e suas diferentes dimensões.

Hoje temos o Projeto Interperiferias nas universidades UFPEL, UFSC e UDELAR/Uruguay.

O projeto Interperiferias do Futebol teve início em 2012 e desde então realizou atividades de intercâmbio nas cidades de Pierrefitte (França, 2012), Santarém (Portugal, 2013), Florianópolis (Brasil, 2014)1, Rivera (URUGUAI, 2014), Florença e Bari (Itá- lia, 2015), Brasília (Brasil, 2016), Frankfurt e Karlsruhe (Alemanha, 2017), Pierrefitte (França, 2017). Esses intercâmbios, realizados, em geral, uma vez ao ano, são entendidos como possibilidades de lazer e turismo para trabalhadores, promovendo laços entre clubes e atletas veteranos, aprendizado básico de língua e da cultura desses diferentes países e cidades numa perspectiva de lazer vinculado à formação do trabalhador por meio da prática do futebol comunitário e da socialização de saberes e conhecimentos das comunidades de periferia. A atenção do Interperiferias está voltada, sobretudo, para as classes populares, ou seja, para cultura local de trabalhadores que residem nas periferias das cidades e que buscam no lazer esportivo uma maneira de viver melhor em sociedade e de compreendê-la a partir do esporte.

Tags: #IntercambioCultural#InterPeriferias#Praticascorporais#UniversidadeFederaldeSantaCatarinaCulturaFutebol