Alunos da UFSC conquistam o pódio nas disputas de xadrez no JUC’s 2023
Na última semana, no dia 21 de julho, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), enviou sua delegação da modalidade de xadrez para as disputas da 66ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUC’s) de 2023. Composta por cinco atletas, a equipe de xadrez conquistou o pódio tanto na modalidade masculina, quanto feminina.
Representando as mulheres, a acadêmica do curso de Serviço Social da UFSC Maria Eduarda Papini Gomes, disputou cinco partidas na modalidade individual, e se sagrou campeã invicta da categoria ao vencer quatro das cinco partidas que disputou, garantindo o ouro para a UFSC. Além disso, em vista do bom desempenho da atleta, ela conquistou também a segunda colocação geral na disputa por equipes, levando sua segunda medalha e o troféu para casa.
Já na modalidade masculina, a UFSC foi representada por João Paulo Santos Gomes, estudante do curso de Matemática, pelo acadêmico de psicologia, Lucas Prudêncio, por Luiz Roberto Pereira do Vale Silva, graduando do curso de filosofia e também por Wesley Castilhos Drun, estudante do curso de graduação em Agronomia.
Abrindo as disputas, Wesley enfrentou o atleta da Universidade do Contestado (UNC), Marco Albiero e saiu derrotado por 1 a 0. Na sequência, foi a vez de Lucas Prudêncio, que enfrentou o atleta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Kalebe de Almeida e também acabou perdendo por 1 a 0. Fechando a primeira rodada, Luiz e João, ambos da UFSC, se enfrentaram e terminaram a partida em empate.
Na segunda rodada, João mostrou suas habilidades e bateu o atleta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Lua dos Reis, por 1 a 0 e somou pontos na classificação. Luiz, foi para sua segunda partida e arrancou outro empate, dessa vez contra o representante da Universidade do Oeste Catarinense (UNOESC), João Savaris. Na sequência, foi a vez de Lucas, que usou a primeira rodada como motivação e saiu com a vitória por 1 a 0 sobre o atleta do Instituto Federal Catarinense (IFC). Fechando a segunda rodada, Wesley foi ao tabuleiro contra o atleta da UDESC, Vitor Hugo da Costa e acabou cedendo a vitória por 1 a 0.
Nas rodadas seguintes, João disputou mais cinco partidas, onde saiu derrotado de quatro delas e ganhou apenas uma. Já Lucas, das cinco partidas que disputou, saiu vitorioso em duas delas e derrotado em outras três. Luiz, veio mostrando seu jogo e na sequência de suas cinco partidas, saiu com a vitória em duas delas, empatou em outras duas e cedeu a vitória em apenas uma partida, somando assim quatro pontos na classificação individual. Por fim, foi a vez de Wesley disputar sua sequência de partidas e saiu com a vitória em três das cinco disputas, cedendo a vitória em apenas duas delas.
Apesar dos bons resultados individuais, os atletas da UFSC não subiram ao pódio da modalidade individual, porém, conquistou a vice colocação na disputa geral por equipes e garantiu para a UFSC a terceira medalha no xadrez e o segundo troféu da competição.