UFSC conquista a quarta colocação geral no JUC’s 2023

21/08/2023 15:27

Nas últimas semanas do  mês de julho, dos  dias 19 a 24, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), viajou até Joaçaba, no oeste catarinense, com uma delegação de 100 pessoas, dentre equipes e comissões técnicas, para a disputa da 66ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUC’s). Disputa que serve como classificatória para as disputas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) que ocorre no mês de outubro.

Das disputas de 2023, participaram 24 instituições de ensino superior, dentre particulares, estaduais e federais, e a UFSC disputou em 12 modalidades diferentes, sendo três individuais e nove coletivas. Dentre as modalidades estavam, Natação, Para-atletismo, Xadrez, Futebol, Futsal feminino e masculino, Basquete feminino e masculino, Basquete 3×3 feminino e masculino, Handebol, Judô e E-Sports.

Quem estreou representando a UFSC no JUC’s foram as meninas do basquete 3×3, que disputaram quatro jogos, contras as equipes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade do Oeste Catarinense (UNOESC), saindo com a vitória apenas na partida contra UFFS, encerrando a competição na quarta colocação, somando 30 pontos na classificação geral. No basquete 3×3 masculino, a programação foi a mesma, foram quatro jogos que os meninos da UFSC disputaram, contra as equipes da UFFS, da UNIVINTE, UDESC E UNOESC e também conquistaram apenas uma vitória, sendo na partida de estreia contra a UFFS e também encerraram a participação na competição na quarta colocação somando mais 30 pontos na classificação geral. 

Na modalidade do basquete 6×6 a trajetória dos meninos não foi muito diferente, foram três jogos disputados, onde a equipe da UFSC conquistou a vitória apenas na segunda partida, contra a equipe do Instituto Federal Catarinense (IFC) e terminou a competição na quinta colocação, somando 45 pontos na classificação final. Já a trajetória da equipe feminina foi diferente e terminou em pódio. As meninas também disputaram três jogos, onde estrearam com vitória sobre a UDESC, depois acabaram derrotadas pela UNOESC e na partida de decisão de segundo e terceiro lugar, cederam a vitória para a UNESC por 29 a 28 e trouxeram o bronze para casa, conquistando mais 60 pontos na classificação. 

No futsal, as meninas da UFSC tiveram duas disputas na competição, estreando contra a equipe da casa, a UNOESC, onde perderam por 1 a 0 e depois enfrentaram a equipe da UNIPLAC, onde também saíram derrotadas, acabando a competição na sexta colocação, somando mais 40 pontos. Já a equipe masculina chegou um pouco mais longe na competição, foram quatro jogos disputados, o primeiro com vitória sobre a UNIVALI, o segundo contra a equipe da Escola Superior de Criciúma (ESUCRI), onde a UFSC saiu derrotada e os jogos seguintes contra a UNOESC, onde a UFSC saiu com a vitória e avançou para as semifinais, onde enfrentou novamente a Esucri e acabou derrotada, acabando na quarta colocação da modalidade, somando mais 50 pontos para a UFSC. 

Nas disputas do handebol, a UFSC foi representada apenas pela equipe feminina, que saiu derrotada das três partidas que disputou, encerrando a competição na sétima colocação, somando mais 35 pontos na contagem final dos jogos. 

Saindo das quadras para o tatame, a UFSC foi muito bem representada nas disputas do judô e conquistou 10 medalhas nas disputas masculinas e femininas, sendo cinco de prata e quatro de bronze. As primeiras a lutarem foram Clara Figueiredo, Kimberly Oliveira, Lenita Anjos e Isadora Silva, que conquistaram a segunda colocação em suas disputas, garantindo quatro das cinco pratas da UFSC na modalidade. Nas disputas masculinas, os medalhistas foram João Nunes que conquistou o bronze na categoria meio médio, Micael Presotto, que lutou na categoria Leve e também conquistou o bronze, João Mitsuse e João Borges que conquistaram o bronze lutando na categoria médio até 90kg, Gustavo Magalhães que conquistou a prata nas disputas da categoria meio-pesado e Rafael Silveira que também conquistou o bronze, porém na categoria pesado. Com os resultados, a UFSC acabou na quarta colocação na disputa por equipes masculina, conquistando 50 pontos e nas disputas por equipe feminina, acabou na primeira colocação trazendo mais 80 pontos para a federal. 

Indo do tatame para os tabuleiros, nas disputas de xadrez a UFSC contou com cinco representantes, quatro nas disputas masculinas e um na feminina. Nas disputas masculinas os atletas João Gomes, Lucas Prudêncio, Luiz Silva e Wesley Drun não conquistaram medalhas, porém devido ao bom desempenho em suas partidas, conquistaram a segunda colocação na classificação por equipes e garantiram 70 pontos para a UFSC. Já nas disputas femininas, a atleta Maria Eduarda Papini Gomes dominou as disputas. A atleta saiu com a vitória em quatro das cinco partidas que disputou, empatando em apenas uma delas e conquistou a medalha de ouro. Com a trajetória invicta nas disputas, Maria garantiu além do ouro a segunda colocação geral nas disputas por equipe e somou mais 70 pontos para a UFSC. 

Nas disputas do futebol de campo, a equipe da UFSC chegou perto de levar o ouro assim como no JUB’s, porém a equipe acabou na segunda colocação da modalidade, atrás apenas da equipe da UNOESC e garantiu a medalha de prata, somando assim mais 70 pontos na classificação final. 

Por fim, a UFSC disputou também as modalidades dos e-sports, com futebol eletrônico feminino, onde Maria Luiza Cruz Santos conquistou a medalha de bronze para a UFSC, garantindo 35 pontos na classificação. League Of Legends, onde a equipe Titans da UFSC conquistou a primeira colocação e somou 50 pontos e Counter-Strike: Global Offensive, onde a equipe da UFSC terminou com a medalha de prata e garantiu mais 40 pontos na classificação final. 

Com os resultados conquistados nas modalidades disputadas, a UFSC somou um total de 755 pontos e conquistou a quarta classificação geral nos Jogos, ficando atrás apenas da UNOESC que acabou em primeiro, da UDESC em segundo e da UNESC, que acabou na terceira colocação geral. Os preparativos para a próxima edição do JUC’s já começaram e a UFSC estará presente na cidade de Lages. 

Tags: #Esporte#JogosUniversitáriosCatarinenses#JUC's2023#UniversidadeFederaldeSantaCatarinaUFSC