Voando na pista – Atletas da UFSC conquistam a terceira colocação geral nas disputas masculinas e femininas do atletismo no JUC’s 2024

16/07/2024 14:18

A delegação conquistou 11 medalhas no total, com destaque para os 8o0m rasos, 1500m rasos e revezamento 4x100m onde conquistaram o ouro

Por Pedro Ordones

Na última semana, nos dias 6 e 7 de julho, os atletas da delegação da modalidade de atletismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entraram na pista para as disputas da 67ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUC’s). As provas aconteceram na pista municipal de atletismo em Timbó e a UFSC conquistou a terceira colocação na classificação geral da modalidade, tanto na categoria masculina quanto na feminina, com 79 e 45 pontos respectivamente.

Na competição os atletas da UFSC competiram ao todo em 10 modalidades diferentes, incluindo as categorias masculina e feminina, sendo elas: 100m rasos (masculino e feminino), 200m rasos (masculino e feminino), 400m rasos (masculino), 400m com barreira (masculino), 800m rasos (masculino e feminino), 1.500m rasos (masculino e feminino), 5.000m rasos (masculino e feminino), 10.000m rasos (feminino), revezamento 4x100m (masculino) e revezamento 4x400m (masculino).

A primeira prova disputada foi os 5.000m rasos feminino, onde Isadora Dalla Lana conquistou a medalha de prata para a UFSC com um tempo de 23’.11’’. A segunda disputa foi da categoria masculina da mesma prova, e os representantes da universidade foram Guilherme Scheffer Durieux, que conquistou a medalha de bronze com um tempo de 16’.15’’ e Rodrigo Sagaz Schutz que ficou na oitava colocação, fazendo um tempo de 17.59.5.

Na sequência  foi a vez dos 100m rasos masculino, onde Alan Aparecido Vaz Rodrigues ficou com a prata, com um tempo de 11.2’’ e Gustavo De Luca Canto Chiarioni terminou na sétima posição com um tempo de 13.1’’. Logo após aconteceu a disputa da categoria feminina, com a representação de Marina Mattiello Crestani, que ficou na sexta colocação com um tempo de 15.5’’.

A terceira prova disputada foi os 400m rasos masculino, onde o atleta da UFSC Micael Brandão Souza acabou na oitava colocação, fazendo um tempo de 59.6’’. Seguindo, a próxima prova disputada foi os 800m rasos masculino, onde novamente Gustavo Chiarioni voltou às pistas e conquistou o ouro com uma marca de 2’17’’. Nas disputas da categoria feminina, a UFSC levou também a medalha de ouro com a atleta Thayana Silva Dias, que correu em um tempo de 2’22’’.

Seguindo as disputas, foi a vez do revezamento 4x100m rasos masculino, onde a equipe composta por Alan Aparecido Vaz Rodrigues, Pedro Arthur Fernandes Zanette, Joabe Adelmo da Silva e Vitor Virgílio Silva conquistou o lugar mais alto do pódio, fazendo uma marca de 43.1’’.

A sexta prova em disputa foi os 1.500m rasos feminino, onde a UFSC conquistou dois pódios, com as atletas Thayana Dias que voltou a pista e garantiu mais um ouro para a universidade, com uma marca de 5’.01’’.4 e com Isadora Lana que também disputou sua segunda prova e conquistou a medalha de bronze com um tempo de 6’19’’. Na categoria masculina, Guilherme Durieux retornou à pista e conquistou sua segunda medalha de bronze, com uma marca de 4’22’’ e Rodrigo Schutz terminou na quinta posição com a marca de 4’47’’.

A prova seguinte foi os 200m rasos masculino, onde os atletas Alan Rodrigues e Micael Souza voltaram a pista e conquistaram respectivamente, a medalha de bronze, com uma marca de 23.27’’ e a quinta colocação com um tempo de 23.61’’. Na categoria feminina, Marina Crestani terminou na sétima posição com a marca de 31.35’’.

Nos 400m com barreiras masculino, o atleta Joabe Da Silva foi a pista novamente e dessa vez terminou na sétima posição com uma marca de 1’10’’37. Na sequência foram disputados os 10.000m rasos feminino e Isabella Amorim conquistou a medalha de prata para a UFSC, com uma marca de 48’44’’80.

Fechando as provas do atletismo, foi a vez da disputa do revezamento 4x400m, onde a equipe da universidade, formada por Joabe Da Silva, Gustavo Chiarioni, Guilherme Durieux e Micael Souza, conquistou a medalha de prata com uma marca de 3’49’’68.

Com os resultados obtidos nas provas, a UFSC conquistou no total 11 medalhas, sendo quatro medalhas de ouro, quatro de prata e três medalhas de bronze, contando as disputas nas categorias masculinas e femininas. Devido os resultados conquistados, a UFSC encerrou as disputas da modalidade na terceira colocação geral em ambas as categorias, somando 79 pontos no masculino, ficando atrás apenas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi) e 45 pontos no feminino, ficando atrás apenas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e da Udesc.

Tags: #JUC's2024#JudôUFSC