A Dança da Indignação

15/04/2025 01:12

O PPGE – USFC e o curso de Pedagogia da UFSC realizam uma oficina com Gal Martins (SP) que irá apresentar e propor experiências na construção da metodologia da Dança da Indignação. Essa metodologia, desenvolvida por Gal Martins, busca expressar indignações coletivas por meio de uma abordagem poética e política que une arte e vida. O objetivo geral da experiência é abordar a temática da indignação frente às discussões contemporâneas sobre corpos dissidentes e a estrutura racista, utilizando a dança como ferramenta transformadora. Esta ação é uma colaboração com o Projeto de Pós Doutorado da profa Ana Maria Alonso Krischke (UFG) junto ao PPGE-UFSC.

Gal Martins (SP) é uma Artista da Dança, Mestranda em Artes da Cena, Dr.h.c em Arte e Cultura, Gestora Cultural e Socióloga. Diretora artística da Cia Sansacroma, grupo paulistano de dança contemporânea preta e da Zona Agbara, grupo de dança formado por mulheres negras e gordas. Criou a metodologia de formação em dança: A Dança da Indignação. Idealizadora do Circuito Vozes do Corpo, festival de dança da cidade de São Paulo. Curadora do programa Dança Contemporânea do Sesc TV. Em 2021 recebeu o Prêmio Governador do Estado na categoria Cultura Urbana. Atualmente também atua como Supervisora e Orientadora Artística do Projeto Espetáculo do Programa Fábricas de Cultura.

Onde: Núcleo de Integração Multicultural Popular Esportivo – NIMPE , UFSC.
Quando: 17 de abril de 2025 entre 13h30 e 17h
Inscrições e Contato: entraemcontato@gmail.com e 48 999576777 (Ana)

Público: estudantes do curso de Pedagogia e do PPGE/UFSC, pessoas interessadas no cruzamento entre educação e arte antirracistas.

Parceria: Espaço Transformando microespaço cultural; Projeto de Pesquisa Pedagogiros: transfigurando corpas, sentidos e territórios em dança – FEFD/UFG.