Time de Futebol de campo da UFSC se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro Universitário

Time de futebol de campo da UFSC posa para foto em amistoso de preparação para disputa dos Jogos Universitários Brasileiros
Completando oito anos de atividade em 2023, o time de futebol de campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), se prepara para disputar pela terceira vez os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) desde 2015. O time da UFSC é composto por uma média de 30 jogadores dentre os quais alguns serão selecionados para a disputa da competição em Curitiba, no Paraná, nos dias 21 a 28 de maio.
A classificação para a disputa do campeonato deste ano, veio após uma série de três jogos disputados contra o time da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), para definirem quem seria o time representante do estado de Santa Catarina na competição. Nas disputas, o time da UFSC obteve uma vitória na segunda partida, com um placar elástico de quatro a um sobre o rival. Nas outras duas partidas, o resultado terminou em empate com os placares de zero a zero e um a um entre as equipes.
Desde que o projeto de extensão começou, o time da UFSC já participou de cinco edições dos Jogos Universitários Catarinenses entre 2016 e 2022. Tendo conquistado a terceira colocação na edição de 2019, o vice-campeonato nas edições de 2017 e 2018 e sendo campeões nas edições de 2016 e na mais recente de 2022. Já do Brasileiro Universitário, a UFSC participou em 2017 e 2018. A competição nacional tem um nível técnico elevado e a meta da equipe da UFSC é chegar nas fases finais da competição.
Para chegar com força total em mais uma competição nacional o time aposta em sua força coletiva. “Estamos com um time bem equilibrado, após conquistarmos a vaga para representar o estado nos jogos”, afirma o professor do Departamento de Educação Física e coordenador do projeto de extensão, Juliano Fernandes da Silva. Além do potencial coletivo, o time ainda conta com alguns destaques individuais, como no caso do goleiro Luiz Felipe Schwartz Dal Piva, o volante Igor Hüttl Marques, além do Camisa 10 Gabriel Martini Almeida de Oliveira que é um dos responsáveis pela criação de jogadas do time.
Como preparação, o time da universidade treina durante dois dias na semana, sendo as terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, principalmente por meio de treinos integrados dos aspectos técnicos, táticos e físicos para melhorar e desenvolver as habilidades do elenco.
A comissão técnica é composta pelo Acadêmico Miguel Fagundes (técnico), Pedro Passos (Preparador físico) e Bruno Bento (auxiliar técnico). Em todos os treinos os acadêmicos são supervisionados pelo Professor Coordenador e por mais dois professores do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e Futsal (Anderson Teixeira e Paulo Borges).
Para integrar a equipe
“Para as pessoas que estão de fora, muitos acreditam que só temos jogadores da educação física. Mas contamos com atletas de muitos cursos”, afirma Juliano. A cada início de semestre é realizada uma seletiva com diversos alunos interessados em entrar para o time da UFSC, a fim de contar com novos jogadores e também suprir a vaga de outros que saem, principalmente por conta da idade limite que é de 25 anos.
A seletiva é feita pela comissão técnica, formada por bolsistas do curso de graduação em educação física da universidade, que permanecem nos cargos de comissão durante um ano que é o tempo de vigência da bolsa e podem colocar em prática seu conhecimentos academicamente orientados “O projeto não visa só os jogadores, mas também desenvolve os bolsistas da comissão técnica. Tivemos alunos aqui que hoje treinam times de base de clubes aqui do estado de Santa Catarina e fora do estado”, finaliza.