9ª edição Experimenta – Confira a participação do DECL no evento e as atividades que aconteceram em sua sede

14/10/2024 13:58

As atividades apresentadas pelo DECL foram desde práticas corporais, até jogos e brincadeiras de lazer durante os cinco dias de evento

Por Pedro Ordones

Nas últimas semanas, dos dias 22 à 27 de setembro, aconteceu a nona edição do festival Experimenta – Cirandar as ruas, que reuniu mais de 80 ações realizadas em vários locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e nos campi de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville.

Com o objetivo de promover a produção de arte na Universidade, ligando ela à pesquisa, ensino e extensão, o evento contou com várias atividades esportivas, lúdicas, de lazer e também espetáculos. Além de ter tido a participação da comunidade interna e externa da UFSC. Vem conferir com a gente um pouco das atividades que rolaram no campus de Florianópolis e no Núcleo de Integração Multicultural Popular Esportivo (NIMPE), sede do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL) da UFSC

Abrindo a programação ofertada pelo departamento, aconteceu a atividade: Benefícios da Meditação, com a professora Rosane Malvestiti, na sequência foi a vez da Exposição Interativa de Xadrez Intergeracional, com o professor Jaison Bassani e a bolsista Raynara Candisse, que aconteceu na sala de xadrez, Centro de Esportes (CDS) e contou com 15 participantes. Seguindo as atividades, ainda no dia 23, às 18h30 aconteceu no NIMPE a aula aberta de biodanza com a professora Suzana Passinato e contou a presença de mais 10 participantes na atividade. Encerrando as atividades de segunda-feira, rolou o Torneio Experimenta UFSC de Xadrez, também realizado por Jaison e Raynara e teve a participação de 15 competidores, além da distribuição de medalhas aos campeões. 

Já no dia 24 aconteceram três atividades no dia, começando pela oficina de Bocha realizada pelo instrutor Dirivam do Nascimento Santos e pelo bolsista Matheus Evaldt Gonçalves Ramos. Depois aconteceu a atividade de Jogos de Tabuleiro organizada pela professora Cristiane Ker de Melo e pelo bolsista Douglas Pires, que tinha por objetivo proporcionar aos participantes um momento lúdico e de lazer através de jogos como dama, baralho, xadrez e outros. Encerrando as atividades do dia rolou o Experimente Segue Reto Toda Vida, oficina de corrida e caminhada realizada pela bolsista Ana Clara Nery, que teve a participação de 10 pessoas e foi realizada na pista de atletismo do CDS nos horários da tarde e da noite.

Encerrando a programação do NIMPE no festival, nos dias 25, 26 e 27 aconteceram as últimas atividades, sendo Danças Circulares Sagradas, ofertada pela professora Dayane Junges de Abreu que aconteceu na praça da cidadania. No dia 26 aconteceu o segundo dia da oficina segue reto do vida nos mesmos horários do primeiro dia e a Mostra de Dança Experimenta, realizada pela Cia da Dança UFSC e Projeto Práticas Corporais UFSC, no auditório Garapuvu, no Centro de Eventos da universidade. Já no dia 27, aconteceu o segundo dia da oficina de jogos de tabuleiro. 

Durante os dias de realização do Experimenta, dos dias 23 à 29, rolou ainda a Exposição de Fotos “Ecos Portinarianos. Realizada pela professora Cristiane de Melo, que tinha por objetivo mostrar imagens das atividades realizadas no espetáculo e festival “Ecos Portinarianos” que aconteceu no semestre passado. O DECL agradece a participação e apoio da comunidade no evento e conta com a presença de todos nas atividades recorrentes do semestre que ainda continuarão. 

Tags: #experimenta#LazerCulturaUFSC