Programa “Falações Esportivas”

02/12/2022 20:14

O DECL/SECARTE, em parceria com o Instituto de Estudos Latino Americanos (IELA), iniciou uma série de programas nos quais a ideia é discutir assuntos ligados ao esporte e outros temas relacionados, como cultura, lazer, políticas públicas. O objetivo é fomentar um espaço de pensamento crítico, de discussão e debate a partir de outras visões que não as convencionais. O programa homenageia um importante radialista e comentarista esportivo catarinense, Nimar Bitencourt, que mantinha um programa com o nome de “Falação Esportiva”, na TV Capital, saindo do modelo da grande mídia.

O primeiro programa da série contou com a participação do jornalista e professor Luciano Bitencourt, filho de Nimar, e do professor Giovani De Lorenzi Pires, com o tema “Mídias Esportivas”.

Entre os meses de dezembro e janeiro estão ainda programados outros 03 programas, com os temas: Políticas Públicas e o Esporte em Santa Catarina; Copa do Mundo de Futebol; e Saúde do Trabalhador Atleta.

A intenção é manter uma agenda de programas quinzenais, com convidados de relevância nos temas propostos, e que sejam transmitidos ao vivo e que suas gravações façam parte da programação da TVUFSC e canais institucionais da universidade no Youtube.

A coordenação é de Paulo Capela, professor do Departamento de Educação Física da UFSC e Diretor do DECL/SECARTE. No apoio técnico estão envolvidos Felipe Maciel Martínez e as estudantes Ana Clara Ignacio Costa, Larissa Herculano Vital, Liane Caroline Perroni e Vitoria Maria Lima, além da jornalista Elaine Tavares, do corpo técnico do IELA.

O primeiro episódio você pode conferir no link https://www.youtube.com/watch?v=gd2dMNOL2Y8.