A DEMOCRACIA CORINTHIANA E SUA IMPORTÂNCIA COMO FATO HISTÓRICO PARA O FUTEBOL, O ESPORTE E O BRASIL

23/09/2022 16:14

A DEMOCRACIA CORINTIANA – UM MOMENTO ÚNICO

Um dos momentos mais significativos da vida política no futebol foi , sem dúvida, o movimento da Democracia Corintiana, nos estertores da ditadura civil/militar. O encontro único de jogadores críticos, dirigentes comprometidos e um tempo de lutas, gerou um processo jamais visto no mundo – amiúde alienante – da bola. As decisões sobre como jogar, como se preparar, como dividir os prêmios, tudo era discutido e votado por todos. A democracia se expressando fora e dentro do campo e, depois, extrapolando os espaços do futebol e avançando para o comprometimento político na escolha dos destinos da nação. Figuras como Sócrates, Casagrande, Vladimir e outros mostraram que o futebol também pode ser uma arena de livre expressão e de democracia.

Esse momento especial da vida do futebol brasileiro chamado de “Democracia Corintiana” será discutido na UFSC e analisado como um fato histórico para o futebol, o esporte e o Brasil. O evento, que contará com a participação do jornalista Juca Kfuri e o professor João Batista Freire, que é um pesquisador da pedagogia do esporte, será no dia 30 de setembro, às 19h e 30min, no Auditório Garapuvú, no Centro de Eventos da UFSC.

A promoção é do Departamento de Esporte da Secarte.
A intenção é trazer à tona todo o cenário no qual se desenvolveu o movimento da democracia corintiana, o contexto, os atores e os desdobramentos daquele processo tanto para o futebol quanto para a política brasileira. Eram dias de abertura e de luta pela democracia e os jogadores e dirigentes do Corinthians foram decisivos para que essa batalha crescesse e se espraiasse.

As inscrições podem ser feitas pelo sítio:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSda-g4oPnq5nDslkvuGW11rwQa5MNo5vtvIBlYgtxHHajRPrg/viewform

Haverá certificado de 15 horas aos participantes.

Mais informações:
caa.de.secarte@contato.ufsc.br