ESTUDANTES-ATLETAS DAS EQUIPES ESPORTIVAS DE REPRESENTAÇÃO DA UFSC TERÃO ACOMPANHAMENTO ODONTOLÓGICO

26/04/2019 15:25

A Secretaria de Esportes da UFSC iniciou uma parceria com o projeto de extensão “PODEum – Projeto de Odontologia do Esporte II” do Departamento de Odontologia – UFSC, para acompanhamento odontológico dos estudantes-atletas das equipes esportivas de representação. As ações do projeto perante aos atletas terão como objetivos prevenir, tratar, reabilitar e compreender a influência das doenças da cavidade bucal no desempenho esportivo.

Inicialmente será realizado um diagnóstico de cada atleta e em seguida será realizado o planejamento de cada caso. Após a autorização dos pacientes todas as etapas do tratamento serão executadas e registradas. A execução dos procedimentos será realizada pelos docentes e alunos de graduação e pós-graduação participantes do projeto. O atendimento será sempre supervisionado pelos cirurgiões dentistas (docentes e pós-graduandos) registrados no projeto.

Acadêmica-atleta Esthela Michalski Puel recebendo atendimento (Foto: Fábio Ramos/Sesp).

A coordenadora do projeto “PODEum” é a professora Renata Gondo Machado que é docente do Departamento de Odontologia da UFSC. Renata Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), especialização em Dentística pela Faculdade de Odontologia de Bauru (1999), especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia/MS (2001), especialização em Dentística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Dentística Restauradora pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente, Gondo também é Subcoordenadora do Curso de Graduação em Odontologia.

Da esquerda para direita: – Tayna – académica de Odontologia e atleta; Renata Gondo Machado – professora do Departamento de Odontologia; Clara Padilha – professora de Odontologia do Esporte (única especialista do estado de SC); Roberta Pereira – aluna do curso de pós graduação em Odontologia;  Silvana Batalha Silva – professora do Departamento de Odontologia;
Sheila Stolf Cupani – professora do Departamento de Odontologia;- Beatriz A.C. de Barros – professora do Departamento de Odontologia; Esthela Michalski Puel  – acadêmica de Farmácia e atleta.

Segundo a professora Renata, a possibilidade poder atender os atletas da UFSC em parceria com Secretaria de Esportes é um grande marco do projeto, uma vez que poderão ser atendidos alunos de graduação, pós-graduação e do Colégio Aplicação. Ademais, isso enriquecerá a formação dos alunos de graduação e pós-graduação do curso de odontologia, principalmente pelo fato da odontologia do esporte ser uma área em expansão e que precisará cada vez mais de profissionais especializados. Assim, a parceria será importante para os acadêmicos, para as equipes coordenadas pela SESP e para o curso de odontologia da UFSC.

Acadêmica-atleta Esthela Michalski Puel recebendo atendimento (Foto: Fábio Ramos/Sesp).

Para o Secretário de Esportes, Juliano Fernandes da Silva, esta se trata de uma ação fundamental para o desenvolvimento do esporte na UFSC. Atualmente, as equipes esportivas já são acompanhadas pelo projeto de extensão da Fisioterapia Desportiva de Araranguá, coordenado pelo Prof. Dr. Alessandro Haupenthal, que presta atendimento aos atletas durante as competições. Outro ponto importante é o acompanhamento feito pelos Núcleos de Pesquisa e laboratórios do Centro de Desportos que auxiliam com avaliações físicas, técnicas e táticas. O objetivo da SESP é aumentar gradativamente as áreas que consigam contribuir para o esporte universitário, elevando ainda mais o cuidado e assistência aos atletas que representam a Universidade.

Para a atleta da equipe de Voleibol, Esthela Michalski Puel, acadêmica do curso de Farmácia (matrícula: 18203231), que foi a primeira a ser atendida no dia 25 de abril, a iniciativa tem grande importância. Segundo Esthela “isso faz a gente se sentir acolhida pela UFSC, pelo esporte, pelas pessoas que coordenam esta inciativa”. A acadêmica complementou ainda que isso pode atrair mais atletas para integrar as equipes e representar a UFSC nas competições. Outra acadêmica que se mostrou feliz com a iniciativa foi a atleta de voleibol Tayná Eliz Bortoluzzi (matrícula: 14200386). Tayná é acadêmica de odontologia, e com esta ação está podendo ver na prática a conciliação das suas duas grandes paixões, que são a odontologia e o esporte.

O agendamento dos atendimentos será via Secretaria de Esportes, a qual organizará um cronograma para atendimento dos atletas que foram selecionados para as equipes de representação esportiva da UFSC. A SESP agradece ao projeto “PODEum” por sua contribuição para o desenvolvimento do esporte na UFSC.

Profª. Dra. Renata Gondo, acadêmicas-atletas

Tayná Eliz Bortoluzzi e Esthela Michalski Puel.

(Foto: Fábio Ramos/Sesp).