DECL promove trilha cultural “ComparTrilhando: Rota de Arte na UFSC” na 8ª edição do Experimenta

22/09/2023 16:02

Nesta quarta-feira (20), o Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL/SECARTE/UFSC) promoveu a trilha cultural “ComparTrilhando: Rota de Arte na UFSC”. Com duração de aproximadamente duas horas, o objetivo da caminhada foi levar os participantes para as principais obras de arte do campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade, que fez parte da programação da 8ª edição do Experimenta – Florescer a Primavera, aconteceu às 10 da manhã e foi gratuita e aberta ao público.

A rota teve início em frente à Igrejinha da UFSC, e os participantes foram guiados pelos bolsistas do DECL, Raone Augusto e Clara Ribeiro. O grupo seguiu para a Biblioteca Universitária, depois para o Templo Ecumênico, Reitoria e Praça da Cidadania. A trilha também passou pelo Centro de Comunicação e Expressão (CCE), pelo Lago e pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Durante a caminhada artística foi possível contemplar obras como o busto de Henrique da Silva Fontes, o Monumento Memorial às Vítimas da Covid-19, a escultura Boitatá Incandescente, o mosaico externo da Reitoria, entre outras expressões artísticas pela universidade. Ao final da experiência, foi realizado um lanche coletivo com frutas em frente ao Centro de Convivência.

Bolsista do DECL guiaram os participantes pela trilha cultural

Às 19 horas, a caminhada artística foi feita com os alunos do Ensino Médio da Escola Básica Municipal Henrique Veras, da Lagoa da Conceição. Como muitos nunca haviam visitado a UFSC, os bolsistas do DECL também passaram orientações sobre a preservação da instituição e as formas de ingresso na universidade. Depois da trilha, os estudantes receberam papel e giz de cera para expressar artisticamente o que a atividade significou para eles.

Alunos do Ensino Médio da Escola Básica Municipal Henrique Veras foram incentivados a produzirem um relato artístico sobre a trilha

As trilhas culturais, realizadas pelo Departamento, podem ser agendadas pela comunidade acadêmica e externa. Os interessados devem entrar em contato com o DECL pelo e-mail caa.de.secarte@contato.ufsc.br.