Paratleta da UFSC compete na etapa nacional das Paralimpíadas Universitárias 2023

28/09/2023 16:44

A estudante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Michele da Silva Espíndola, de 40 anos, se prepara para competir na prova de paratletismo na etapa nacional das Paralimpíadas Universitárias 2023. A competição acontece na cidade de São Paulo, entre os dias 5 e 6 de outubro. Michele disputará as provas de 400 e 1500 metros.

Essa não é a primeira vez da paratleta nas Paralimpíadas Universitárias. No ano passado, Michele também correu a prova de 1500 metros e conquistou a medalha de ouro. Para a edição deste ano, a expectativa da estudante é melhorar a marca nos 1500m e conquistar uma medalha mais uma vez.

A aluna de Ciência da Informação na UFSC sempre se interessou pelo esporte, mas não conhecia o paratletismo. Começou a praticar há apenas dois anos, e hoje sua maior inspiração é o velocista paraibano Petrúcio Ferreira, paralímpico bicampeão mundial nos 100 metros.

Atualmente, a manezinha treina na Associação Paradesportiva de Biguaçu (APAB), na Beira-mar, em Florianópolis, ou em São José, por conta própria. O treino contempla corrida três vezes por semana e também academia três vezes por semana. Segundo Michele, sua maior dificuldade é “conseguir me dedicar mais aos treinos por conta da rotina de estudos e de trabalho, visto que sou concursada na Secretaria de Estado da Fazenda, onde trabalho há 13 anos”.

A aluna está em processo de verificação sobre a possibilidade de treinar na pista de atletismo da UFSC. Ela pretende se dedicar mais ao esporte, melhorar o tempo de prova e ir para o campeonato brasileiro. “O meu resultado obtido no universitário classifica no ranking para o brasileiro. Minha meta é ganhar um ouro no brasileiro”, finaliza Michele.