DECL leva crianças do projeto Bola Mágica ao espetáculo “O Pequeno Príncipe” na UFSC

09/10/2023 12:22

Na última quinta-feira (05), o Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL/SECARTE/UFSC) levou as crianças do projeto Bola Mágica para assistirem o espetáculo teatral “O Pequeno Príncipe”, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A apresentação gratuita foi feita pelo grupo de Teatro “O Dromedário Loquaz”.

As crianças se encontraram com os bolsistas do DECL, Raone Augusto e Gabriel de Leão Caldart, no Núcleo de Integração Multicultural Popular (NIMP/UFSC) e seguiram rumo ao auditório, em uma caminhada pela universidade. “A criançada curtiu bastante a apresentação”, conta Gabriel. Eles puderam tirar fotos com os personagens após o espetáculo, e ainda pararam para comer na lanchonete do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A atividade também teve supervisão dos professores Paulo Capela e Cristiane Ker.

A peça teatral “O Pequeno Príncipe” explora o mundo imaginativo e simbólico da infância por meio de uma jornada de um jovem piloto de avião. Com enredo inspirado no livro de Antoine de Saint-Exupéry, a performance apresenta músicas originais e poesia envolvente. A produção faz parte do projeto “Circulação Teatral SC”, financiado pela Fundação Catarinense de Cultura. Em Florianópolis, as apresentações contam com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

BOLA MÁGICA

O projeto Bola Mágica é uma iniciativa social que oferece aulas de futebol gratuitas para crianças e jovens de 08 a 15 anos da comunidade da Serrinha. Em parceria com o DECL, o Bola Mágica é coordenado pelo ex-jogador de futebol, Belmonte. As aulas são realizadas nas terças e quintas pela manhã e nas terças e sextas de tarde.

A concepção pedagógica utilizada no projeto é a libertadora-biocêntrica. Ela se baseia no ensino de futebol para não atletas e na prática como lazer criativo, proporcionando aos participantes informações que possam desenvolver habilidades e conhecimentos próprios a partir das reflexões e discussões do mundo atual e seu contexto histórico.