Projeto de extensão da UFSC promove torneio aberto de xadrez a comunidade universitária

29/11/2023 08:53

O projeto  de Xadrez da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do campus de Florianópolis, coordenado pelos professores, Jaison José Bassani e Renato Antônio Pereira Moro, promoveu nesta semana, nos dias 13 e 14 de novembro, um torneio aberto de xadrez, voltado para a toda comunidade da UFSC (acadêmicos, professores e TAE’s), na Biblioteca Central Universitária (BU/UFSC), das 18h às 22h.

Com o principal intuito de promover uma maior integração entre os alunos que já participam das aulas do projeto e integrar a comunidade da UFSC à prática do xadrez, o evento contou com um total de seis rodadas e teve também premiação surpresa.

O evento teve a participação de aproximadamente 51 pessoas e foi disputado no formato misto, ocorrendo partidas entre homens e mulheres e não sendo separado por categorias. Apesar de o torneio ter sido disputado no formato misto, ocorreu uma premiação individual para a categoria feminina, que contou com cinco mulheres na disputa, das quais a doutorando em educação, Liziane Nathália Vicenzi foi sagrada campeã. Com relação ao torneio geral, o grande campeão desta primeira edição do torneio foi, Wellington Gubiani Maiberg (conhecido como Thunder, o trovão do oeste), seguido pelo acadêmico João Paulo Santos Gomes, na segunda colocação e o também acadêmico Wesley Castilhos Drun, na terceira colocação. 

O DECL parabeniza a todos que participaram deste primeiro torneio de xadrez e em especial aos quatro medalhistas da competição.