Projeto Práticas Corporais apresenta coreografias no II Simpósio Nacional Candido Portinari

07/12/2023 14:05

Na última sexta-feira (01), o projeto de extensão Práticas Corporais, do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL/SECARTE/UFSC), realizou uma apresentação de dança no II Simpósio Nacional Candido Portinari. Foram três coreografias apresentadas, sendo duas do grupo Garapuvu, de sapateado, e uma do grupo CriArte, especializado em acrobacia aérea em tecido. O evento aconteceu em Brodowski, no interior de São Paulo, cidade natal do artista Portinari.

Todas as coreografias foram inspiradas pela vida e pelas obras do artista plástico Candido Portinari. Nascido em 1903, ele foi um dos principais nomes do modernismo brasileiro, e pintou mais de 5.400 obras durante seus 58 anos de vida. De origem humilde e vindo de família de lavradores, Portinari retratou questões sociais de sua época e lembranças de infância em sua terra natal. Suas representações, além de regionais, também possuem caráter universal, o que consagra o artista em âmbito nacional e internacional. Dentre suas principais obras estão “O Lavrador de Café”, “Retirantes” e “Criança Morta”.

Após as falas de apresentação das professoras coordenadoras Cristiane Ker de Melo e Luciana Fiamoncini, iniciou-se a série de coreografias. A primeira foi “Brincância”, do grupo Garapuvu, com a coreógrafa e dançarina Aurora De Santis e as dançarinas Ana Maria Hora, Cristina Fiorentini, Louise Eckelberg e Verônica Orlandi. A apresentação de sapateado foi inspirada pelas representações de brincadeiras infantis nas obras de Portinari. Seguindo a mesma temática infantil e brincante, o grupo CriArte apresentou a coreografia “Pintando Infâncias”, com os artistas Caeli London, Eduarda Santos, Gustavo de Souza Pereira, Isadora Lima Zanini, Luana Lopes Andriolli, Lili Figue, Matheus Yago e Stefany Guerra. Por fim, o Garapuvu retornou ao palco e apresentou “Uma Dança para Portinari”, com referências ao trabalho nas lavouras de café. O grupo também convidou os presentes para uma aula rápida de sapateado.

Especialistas, amigos e familiares de Portinari estavam no simpósio e puderam apreciaram as coreografias inspiradas no artista. João Candido Portinari, filho do pintor, também esteve presente e se encantou pela apresentação. “Eu achei que os artistas que dançaram penetraram na essência de Portinari, eles captaram tudo. Naquelas brincadeiras infantis, acho que Portinari estava ali brincando com eles naquele momento. Na outra apresentação, que tinha aspectos mais formais e visuais da dança, também entenderam maravilhosamente o que Portinari quis passar.” Ele acrescentou que “a participação de vocês engrandeceu o simpósio”.

Espetáculo Ecos Portinarianos

As coreografias apresentadas no II Simpósio Nacional Candido Portinari foram uma prévia de parte do espetáculo de final de ano do Projeto Práticas Corporais, “Ecos Portinarianos: dançando as cores de um sentir brasileiro”. O evento acontece nesta sexta-feira (8), às 19h30, no auditório Garapuvu, localizado no Centro de Cultura e Eventos do Campus de Florianópolis da UFSC.

Inspirado na identidade artística de Cândido Portinari, o espetáculo convida o público a conhecer mais sobre a vida e a obra do artista. Os movimentos das danças harmonizam e se entrelaçam com os movimentos das cores nas telas de Portinari. Além da apresentação de coreografias das turmas e grupos de dança do Práticas Corporais, o espetáculo conta também com a participação especial dos projetos de extensão GPT “ON” Ginástica para Todos e GinasticArte, todos vinculados ao Centro de Desportos (CDS).

As apresentações são coordenadas pelas professoras Luciana Fiamoncini, doutora em Educação Física pela UFSC e pesquisadora do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LABOMÍDIA/UFSC), e Cristiane Ker de Melo, coordenadora do projeto Práticas Corporais (CDS/UFSC) e coordenadora de Práticas Corporais Populares e Contemporâneas (DECL/SECARTE/UFSC). A direção artística é de Clara Ayni, artista visual e dançarina.

Para a entrada, é solicitada a doação de 1 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para o projeto Solidariedade em Dobro. O espetáculo também será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Práticas Corporais.

Apresentações de pesquisas da UFSC

O II Simpósio Nacional Candido Portinari foi realizado pelo Projeto Portinari em parceria com o Museu Casa de Portinari, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. Com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre a obra e o legado do notável pintor, além das apresentações de dança da UFSC, o evento também contou com palestras de acadêmicos renomados, mesas-redondas temáticas, apresentações de projetos e pesquisas inéditas e oficinas práticas.

Durante o simpósio, o projeto “Portinari na Ilha: encontro entre Candido e Cascaes” foi apresentado pela professora coordenadora Caroline Machado (NDI/UFSC) e pelo professor Douglas Menegazzi (EGR/UFSC). Ele tem como objetivo realizar exposições com réplicas de alta qualidade de impressão das obras dos dois artistas, além de promover oficinas de arte-educação em diferentes comunidades de Florianópolis, articuladas às unidades escolares e Núcleos de Desenvolvimento Infantil do município. Também estiveram presentes no simpósio pesquisadores do projeto de extensão da UFSC “Experiências Educativas: Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari”.

As atividades aconteceram no Galpão de Artes do Museu Casa de Portinari, em celebração ao aniversário de 120 anos do artista. No último dia de evento, os participantes foram convidados para o lançamento de uma exposição inédita no Museu Casa de Portinari. Também houve um passeio de bicicleta pelos Caminhos de Portinari, localizados em Brodowski, e uma visita guiada à Igreja Matriz do Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais.